Avião tem volante igual a carro? E pedal de freio?

Já ouvi perguntas de como um avião manobra em solo, como se controla ele quando se está no chão e se tem pedais de freio…

As respostas dependem do tamanho e tipo da aeronave. Um ponto comum são os pedais de freio. Sim, o avião tem pedais de freios junto aos controles do leme de direção (a parte posterior do estabilizador vertical, ou “cauda”). A parte de cima do pedal funciona igualzinho ao pedal de freio do seu carro com uma diferença: cada pedal freia o conjunto de rodas do trem de pouso principal. Ou seja, aperta o pedal da esquerda, freia o trem esquerdo. Aperta o da direita, freia o trem da direita. Normalmente, os pilotos freiam com os 2 pés em conjunto (pressões diferentes podem ser aplicadas para ajudar num pouso com vento cruzado, por exemplo). A última foto mostra em detalhes os pedais.

Aviões menores usam os pedais do leme para controlar o trem de pouso dianteiro (o único que “gira” como as rodas de seu carro). Aviões maiores possuem “volantes” para uso em solo. Nas fotos acima, trago exemplo deles em aviões da Boeing e da Airbus. Estes volantes recebem o nome de “tillers”. Existe um de cada lado da aeronave, como todos os controles do avião, para que piloto e co-piloto possam manobrar e também para servir como redundância. Os tillers são usados para manobras e na etapa inicial da decolagem – alinhamento – e etapa final do pouso – manobrar. Sempre em baixa velocidade! A medida que a velocidade aumenta, o fluxo de ar no leme do avião também aumenta e, assim, os pilotos passam a usar o controle do leme para “dirigir” o avião no chão (durante a decolagem e pouso). Em altas velocidades, o leme funciona muito melhor que os volantes. Os sistemas hidráulicos atuam para girar o trem de pouso (avião parece seu carro com direção hidráulica). Se um dia você tiver que manobrar um avião de grande porte no solo, lembre-se de usar o volante e não o manche…

Existe outro mecanismo que ajuda a manobrar os aviões maiores. Diferença de força nas turbinas. Os pilotos podem acelerar mais a turbina de um lado para ajudar o avião a virar para o outro. Não é muito usado pelo custo do combustível… mas pode ser um recurso.

Então, resumindo, os pilotos tem 3 formas de manobrar em solo: com os volantes (tillers), aplicando os freios de forma diferente nas rodas e usando diferença de potência nas turbinas.

Ah, uma última curiosidade: já repararam que os aviões dificilmente decolam bem no centro da pista (em cima das faixas)? Eles decolam bem junto a estas, mas não em cima. Fazem isto para evitar ficar passando em cima das luzes da pista o que causa uma vibração (tipo seu carro passando naqueles refletivos na estrada). Esta vibração não causa problema algum… apenas para conforto. Os pilotos tentam decolar (e pousar) o mais ao centro possível por segurança.

Um abraço.

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