O que é isso???

Alguém sabe o que é isto? Uma espécie de “motor de estepe” de avião? Um terceiro motor para ajudar na subida? Montagem na foto?

Bom, o nome técnico é R.A.T. (Ram Air Turbine) e sua função é muito nobre e importante. É o tipo de equipamento que os passageiros normalmente nunca viram e seu uso é muito raro. Mas, quando necessário, é bom saber que ele está ali.
A RAT é uma turbina acionada pelo fluxo de ar ao redor do avião quando em voo. Esta pequena turbina gera pressão hidráulica ou eletricidade para manter 1 sistema hidráulico funcionando e energia elétrica para os instrumentos básicos de voo (aviação se baseia em redundância, por exemplo, um Airbus possui 3 sistemas hidráulicos). Um dia, se for do interesse de alguém, posso entrar em mais detalhes sobre os sistemas hidráulicos. Por enquanto, vamos dizer que são eles que “fazem a força” para mover os controles do avião. Os aviões possuem no mínimo 3 turbinas. Opa, como assim 3? Sim, eles tem 3 (alguns tem 5, como o 747, A340 e A380). Uma embaixo de cada asa (seus motores) e uma que funciona como um gerador na cauda (chamada de APU). Tá, mas e o que a RAT tem a ver com isto tudo?
Em caso de perda total de força (perda dos motores e APU desligada ou avariada), o RAT é acionado de forma automática (ou manual). Funciona como um “cata vento” ou um moinho de vento. Normalmente, fica na fuselagem ou embaixo de uma das asas. Com a energia da RAT, os pilotos tem condições de manter o básico da aeronave. O diâmetro típico de uma RAT é 80cm mas, em um A380, ela tem 1,63m. Sei de pelo menos 6 incidentes onde a RAT teve papel fundamental… se alguém quiser mais detalhes, me avise.

Advertisements

One thought on “O que é isso???

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s